8 de agosto de 2021

Sumaré : o bairro dos canais de televisão

 


Sumaré é um bairro nobre da zona oeste da cidade de São Paulo.Se localiza na área mais alta da cidade,numa  extensão do espigão da Avenida Paulista.É bastante arborizado e as ruas possuem um traçado tortuoso,com casas de alto-padrão, vielas grafitadas e prédios de poucos andares.Em virtude deste aparato arquitetônico o Sumaré é tombado pelo CONDEPHAAT e com isso sua área está preservada da verticalização e de mudanças no traçado das ruas, mantendo suas características originais.




Ainda hoje, o bairro é lembrado e caracterizado pelas diversas antenas de transmissão de rádio e televisão cortando sua paisagem.No Sumaré, foi inaugurado o primeiro canal de televisão da América Latina, a TV Tupi, em 1950.Em 1983 foi construída ali a primeira sede da Rede Manchete em São Paulo e no ano de 1991 o SBT iniciou suas atividades no bairro. A Tupi e a Manchete não existem mais e o SBT se transferiu para a Anhanguera.

Atualmente, encontram-se no bairro as sedes da Pró-TV, da ESPN Brasil e da Loading, situada no Edifício Victor Civita, o mesmo prédio na qual já sediou as extintas TV Tupi e MTV Brasil. Apresenta também uma quantidade considerável de antenas de transmissão de emissoras nacionais :  da Cultura, da RedeTV, Victor Civita, que transmite a Loading e a Ideal TV, e do SBT.

O bairro já teve moradores famosos como o escritor Guilherme de Almeida,a apresentadora Hebe Camargo e a artista Vida Alves.

Sediou a primeira escola de samba da zona oeste, Tom Maior, fundada em 1973 e na época com sede e ensaios realizados na Rua Oscar Freire, justamente onde hoje encontra-se a estação de Metrô que leva o nome do bairro.Aliás,coladinho com a estação está o Viaduto Sumaré.O local é muito utilizado para a prática de rapel.

Por ser um bairro predominantemente residencial pode-se pensar que não há atrativos turísticos por lá.Ledo engano.Se você não conhece o Sumaré eu #SuperRecomendo uma visita a pé pelo bairro.Ande com calma e aprecie a beleza arquitetônica das casas,as árvores e,claro,as gigantescas antenas de televisão.

Eu sugiro conhecer  A Unibes Culturaluma instituição cultural  inaugurada em 2016. Localiza-se na Rua Oscar Freire 2500 e é uma referência em São Paulo por seu formato inusitado, pois conota o modelo do Torá, o livro sagrado judaico.O projeto arquitetônico é assinado por Roberto Loeb.  Anteriormente, o prédio abrigava o Centro Cultural Judaico, de 2003 a 2014.




Não deixe de visitar um outro grande símbolo do bairro : O Santuário Nossa Senhora do Rosário de Fátima.Uma obra iniciada em 1931 pela Ordem Franciscana num terreno cedido pelo Conde José Vicente de Azevedo e concluída em 1948.É um grande reduto religioso da comunidade portuguesa e paraense.Fica na Avenida Doutor Arnaldo 1831.




Outro lugar que vale a pena conhecer é o Parque Reservatório do Araçá,também conhecido como Reservatório do Sumaré ou Parque da Sabesp.Foi inaugurado em 1930 e tombado pela prefeitura em 2003.Com uma área de 12.400 metros quadrados,o reservatório tem capacidade para 14 milhões de litros d’agua e abastece os bairros da região.É um espaço de lazer que oferece pista de corrida,bancos,espaço para piquenique e playgroud.Conta com várias árvores centenárias e raras,além de edificações históricas.Uma curiosidade : no passado serviu de cenário para as externas das novelas da extinta TV Tupi.Fica na Avenida Doutor Arnaldo Avenida 2.392, esquina com Avenida Professor Alfonso Bovero.




E se depois desse passeio bater aquela fominha não deixe de se alimentar na tradicional Lanchonete Real. Fundada em 1937,no passado era um ponto de encontro de funcionários e artistas das TV Tupi e MTV.Hoje é possível encontrar por lá jornalistas e atletas,pois a ESPN fica do lado.O endereço é Avenida Professor Alfonso Bovero 2.




Como chegar ? Estação de Metrô Sumaré (linha 2 verde).


Fotos : Izabel Heitor

.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário