17 de fevereiro de 2020

BOM RETIRO : o bairro mais cool de São Paulo






Um dos bairros da região central de São Paulo,o Bom Retiro era conhecido antigamente como o bairro dos judeus.A presença judaica já não é tão forte na região.O espaço agora é dividido com outros imigrantes,principalmente os coreanos e os bolivianos.Mas por lá já também passaram ingleses,italianos,gregos e árabes,afinal de contas foi no Bom Retiro que surgiu a primeira hospedaria de imigrantes de São Paulo,em 1882.O Bom Retiro é o bairro mais multicultural de São Paulo.O Bom Retiro é o mundo.

Foi eleito em setembro de 2019,pela revista britânica Time Out,como um dos bairros mais cool do mundo(ocupa a 25ª posição de um ranking de 50).Já em junho de 2021, essa mesma revista elegeu a Rua Três Rios como a sétima rua mais legal do mundo,num universo de trinta.

O Bom Retiro é famoso também pela rua de moda popular,a José Paulino.Nesta rua,bem como nas suas travessas,encontram-se muitas lojas de roupas,tecidos e acessórios,pois na região se localizam muitas confecções.

Na rua Ribeiro de Lima 99 está o Jardim da Luz,o parque público mais antigo de São Paulo.Inaugurado no início do século XIX,foi durante muito tempo um dos principais locais de lazer dos paulistanos.Passou por uma fase de profunda degradação,entre os anos 30 e 90 e, atualmente,está tentando se revitalizar.Nele é possível encontrar árvores centenárias da Mata Atlântica,bem como 67 espécies de aves,além de outros animais.Possui também diversas esculturas expostas ao ar livre e um lago em forma de Cruz de Malta.Conta ainda com coreto,gruta com cascata,aquário subterrâneo,ponto de bonde,chafariz e museu.






Ao lado do Jardim da Luz está a Estação da Luz ,a principal estação ferroviária de São Paulo.Com sua belíssima arquitetura em estilo inglês do início do século XX,a Estação da Luz possui um movimento diário de 147 mil pessoas e atende as linhas 7,11 e 13 da CPTM,além de fazer ligação subterrânea com as linhas 1 e 4 do Metrô.Nela se localiza também o Museu da Língua Portuguesa.

É no Bom Retiro que se localiza uma das principais salas de concerto do mundo : a Sala São Paulo. Inaugurada em 9 de julho de 1999,a Sala São Paulo está localizada na Estação Júlio Prestes,uma estação ferroviária do final do século XIX. Tem capacidade para 1500 espectadores e 22 camarotes.É a sede da Orquestra Sinfônica de São Paulo e do Coro da OSESP.A Sala São Paulo possui uma curiosidade : um teto ajustável formado por quinze painéis.Cada painel pode ser ajustado individualmente conforme a necessidade acústica das apresentações.É possível testemunhar o encanto do seu edifício em dias de concerto ou por visitas monitoradas.

Mas o Bom Retiro também se destaca pela grande quantidade de centros culturais que valem a pena conhecer : Museu de Arte Sacra,Pinacoteca,Memorial do Holocausto,Memorial da Resistência,Oficina Cultural Oswald de Andrade,entre outros.

Na hora de comer eu #SuperRecomendo os Restaurantes Dare e Butumak(coreanos),o  Acrópoles,o Café Colombiano,a Casa Búlgara e a Padaria Bellapan.Todos testados por mim e aprovadíssimos.

Para se chegar ao Bom Retiro é muito fácil.A região é bem servida de linhas de ônibus.Veja em SPTrans .Existem duas estações de metrô : Luz e Tiradentes e duas de trem : Luz e Julio Prestes.Além disso,a região é cortada por um importante corredor : a Avenida Tiradentes. 

Por tudo isso e muito mais eu #SuperRecomendo reservar,no mínimo,um dia inteiro para conhecer este bairro histórico e muito interessante da cidade de São Paulo.


Atualizado em 20/07/2021

Fotos : Google Imagens

.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário