30 de dezembro de 2019

AVENIDA PAULISTA : um importante corredor cultural de São Paulo








Inaugurada em 1891,a Avenida Paulista foi planejada pelo engenheiro uruguaio Joaquim Eugênio de Lima com o objetivo de desafogar o centro de São Paulo,construindo luxuosas residências para a elite paulistana.


Apesar da construção do M.A.S.P. em 1947 e do Conjunto Nacional em 1952,a configuração da Avenida Paulista começa a se alterar para valer a partir da mudança da lei de uso e ocupação do solo na década de 70.Os palacetes foram,pouco a pouco,demolidos para dar lugar a modernos edifícios que durante muitos anos abrigaram o centro financeiro de São Paulo. A partir da década de 90,as sedes das corretoras de valores,bancos e instituições financeiras começaram a se deslocar para a região da Avenida Engenheiro Luis Carlos Berrini,na zona sul de São Paulo.


Hoje a principal vocação desta avenida é cultural. Ao longo dos seus três quilômetros de extensão estão localizados importantes centros culturais,cinemas e livrarias da cidade.Mas a avenida também abriga restaurantes,um hospital,uma igreja,um shopping center,um instituto de pesquisa,o escritório da presidência da república,prédios residenciais e,acredite se quiser,um reduto preservado da Mata Atlântica,o Parque Trianon,entre outras curiosidades.Além disso,a Avenida Paulista é hoje um dos principais palcos das manifestações políticas do país. É nela também que ocorre a partida e a chegada da São Silvestre,tradicional corrida de rua que ocorre todos os anos sempre no dia 31 de dezembro,a grandiosa festa da virada do ano e a partida da maior Parada Gay do mundo(geralmente no meio do ano).


Para você que é turista em São Paulo eu #SuperRecomendo tirar um dia inteiro para conhecer a avenida mais famosa de São Paulo. Faça isso,preferencialmente,num domingo ou num feriado,que é quando a avenida fica fechada para veículos,mas a linha de metrô que passa pelo seu subsolo(2 verde) funciona normalmente com quatro estações ao longo do trajeto : Paraíso,Brigadeiro,Trianon-MASP e Consolação.


Eu sugiro começar o tour pelo Paraíso. No número 119 está localizado uma unidade do Sesc que possui um mirante incrível.É só entrar no prédio,pegar o elevador e ir até o 17º andar. Pronto !! Você terá um vista sensacional da avenida e o que é melhor,sem pagar nada.


Quanto aos centros culturais,eu destaco os seguintes (no sentido do Paraíso – Consolação) : Casa das Rosas(37),Japan House(52),Centro Cultural Itaú(149),Centro Cultural da FIESP(1313),M.A.S.P.,Museu de Arte de São Paulo(1578) e I.M.S.,Intituto Moreira Sales(2424).


Como você vê,atrações não faltam. Talvez um dia seja pouco para conhecer a avenida mais famosa de São Paulo. 


Fotos : 
1 - Google Imagens
2 - Izabel Heitor

.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário